Resumo

Objetivo do estudo: O objetivo do estudo realizado neste contexto é identificar os problemas decorrentes do emprego de pessoas com deficiência empregadas na indústria hoteleira e revelar os problemas decorrentes das situações de deficiência nas áreas de negócio na perspetiva do gestor.
Metodologia/abordagem: A amostra desta pesquisa é um grupo de quatorze diferentes gestores de recursos humanos de hotéis de quatro e cinco estrelas na Turquia. Durante as entrevistas com o grupo amostral entre 5 de janeiro e 10 de março de 2021, os pesquisadores utilizaram uma questão semiestruturada e diversos dados foram obtidos. Para dar sentido aos dados obtidos e chegar aos achados da pesquisa, foram feitas análises fenomenológicas e descritivas e obtidos os resultados.
Originalidade/Relevância: As pessoas, com deficiência têm algumas limitações na vida profissional, bem como em todas as áreas da vida individual. Os estados promulgam várias leis para o emprego de pessoas com deficiência. Mas essas leis não são suficientes em termos de qualidade e quantidade. Nesse caso, pessoas com deficiência e empresas que empregam essas pessoas encontram problemas. Na literatura nacional e internacional, os estudos que descrevem os problemas enfrentados pelos gestores em relação ao emprego de pessoas com deficiência em hotéis são bastante limitados.
Principais resultados: Determinou-se que os gestores de recursos humanos participantes enfrentavam problemas como lentidão no trabalho, baixa motivação e adaptação, falta de disciplina, baixa qualidade do serviço, conflito de funcionários e ineficiência. Estes problemas constituem um grande obstáculo ao emprego de pessoas com deficiência no setor do turismo.
Contribuições teóricas/metodológicas: Contribuições teórico-metodológicas: O estudo contribui para revelar as deficiências das legislações e práticas vigentes no emprego de pessoas com deficiência.

Acessar