A Democracia Corinthiana e Ação Sindical: a Narrativa da Integração Entre o Movimento Alvinegro e o Sindicato dos Jogadores de Futebol.

Por: e .

Movimento - v.20 - n.4 - 2014

Send to Kindle


Resumo

O objetivo deste artigo é reconstituir a narrativa da integração de jogadores da Democracia Corinthiana com o Sindicato dos Atletas Profissionais, de modo a compreender como o movimento alvinegro influenciou a atuação sindical desta categoria. A partir de um levantamento histórico a partir de reportagens buscadas no jornal A Folha de São Paulo e a Revista Placar, e de uma entrevista semiestruturada concedida pelo jogador Wladimir, reconstituímos a narrativa dessa integração e  discutimos a atuação sindical destes sujeitos. Deste modo, a participação dos jogadores corinthianos no sindicato levava as demandas daquela experiência para o conjunto da categoria e possibilitava a criação de novas reivindicações, forjadas num ambiente relativamente mais autônomo.

Endereço: http://www.seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/43449

Ver Arquivo (PDF)

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2018 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.