A Derrota do Brasil Para o Uruguai no Jogo Final da Copa do Mundo de 1950 Pelas Páginas do Jornalismo de Revista Brasileiro

Por: José Carlos Marques e .

XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom

Send to Kindle


Resumo

Perder uma decisão de Copa do Mundo dentro do próprio país, no estádio especialmente construído para sediar o evento e completamente tomado por aproximadamente 200 mil torcedores, é um trauma que a seleção brasileira de futebol carrega até hoje em sua história. A derrota para o Uruguai em 1950, no Maracanã, também continua na memória dos torcedores e constantemente é lembrada pela imprensa atual do país. Mas e o jornalismo de revista brasileiro daquela época, que se fortalecia com a conquista de novos leitores e anunciantes, como será que noticiou esse fato esportivo? A partir de pesquisa documental, o artigo verificará como o revés naquela final foi retratado pelas duas revistas semanais de variedades mais lidas naqueles anos: Revista da Semana e O Cruzeiro. 

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.