Resumo

O patrocínio desportivo têm vindo nos últimos anos, a afirmar-se como uma importante fonte de rendimento e financiamento do fenômeno desportivo. Vários autores apontam, entre outras razões, para esta crescente importância do patrocíniodesportivo, o facto de o apoiofinanceiro dos governos de muitos países aos projectos desportivos estar a ser reduzido. As dificuldades econômicas e sociais que, de um modo global, afectam a economia contemporânea, obrigama cortes orçamentais, fazendo com que à crescente generalização de projectos desportivos, corresponda um cada vez menor comprometimento financeirodo estado. Aprocura de fontes de financiamento alternativas por parte das organizações desportivas, tem provocado um aumento substancial do investimento no patrocínio desportivo por parte de muitas empresas. Este investimento tem vindo a generalizar-se desde os patrocínios de grandes eventos, no quadro do desporto-espectáculo, até ao patrocínio de eventos locaisou de equipas e clubes de bairro. Através desta comunicação pretendemos mostrar que o patrocínio desportivo apresenta, face ao contexto desportivo e econômico, um elevado processo de diferenciação, configurando-se, do ponto de vista do financiamento de projectos desportivos em três formas básicas fundamentais, sobre as quais pretendemos reflectir de acordo com a realidade das organizações desportivas. Assim, em primeiro lugar, abordar-se-áa importância do patrocínio desportivo como uma principal fonte de financiamento do desporto. Posteriormente, estabeleceremos as grandes diferenças que, na nossa opinião, se apresentam ao "sponsoring", mecenato e "fundraising" enquanto formas principais de financiamento de projectos desportivos.