A Dimensão Afetiva na Docência com Crianças Pequenas: Um Estudo na Formação Inicial de Professores da Educação Física

Por: Fernando Vasque e Marynelma Camargo Garanhani.

Corpoconsciência - v.20 - n.2 - 2016

Send to Kindle


Resumo

Atualmente a afetividade é considerada como fundamental na relação ensino- aprendizagem, e no processo de formação de professores.  Assim a pesquisa, buscou responder: como aparece a dimensão afetiva da docência com crianças pequenas na fala de professores em processo de formação inicial? Para elucidar essa questão buscou-se o referencial teórico em autores que utilizam os estudos de Wallon, sobre a afetividade, no desenvolvimento humano. Os instrumentos metodológicos utilizados foram à pergunta pedagógica e a entrevista semi-estruturada. A análise dos dados estruturou-se em 4 eixos: o ser professor; a relação com a criança; a motivação a partir da relação afetiva; e a importância da relação afetiva com as crianças. Conclui-se que a afetividade aparece nas falas dos acadêmicos, como fator motivacional, tanto para as crianças, quanto para os professores, além de ser benéfico para o desenvolvimento da criança e relação de ensino-aprendizagem.

Endereço: http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/4287

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.