A Dimensão Lúdica da Experiência de Infância na Memória de Velhos: a Brincadeira com Referência no Mundo Adulto Acadêmicas

Por: Ana Marica Silva, Francisco Emilio de Medeiros e Maurício Roberto da Silva.

Licere - v.15 - n.2 - 2012

Send to Kindle


Resumo

Este artigo aborda a brincadeira com referência no mundo adulto a partir da  dimensão lúdica da experiência de infância na memória de velhos. A partir de princípios  da História Oral, foram entrevistados 19 velhos moradores da Ilha de Santa Catarina  (Brasil) e de Açores (Portugal) onde passaram suas infâncias no espaço e tempo entre  1930 e 1950, tendo por referência os registros de brincadeiras e brinquedos contidos na  obra do folclorista Franklin Cascaes. No campo investigado, dentre os achados da  pesquisa encontra-se uma dimensão lúdica da experiência de infância que diz respeito à  recriação ou à transformação do brinquedo, realizada pela criança, na relação que  estabelece com o mundo adulto do qual o brinquedo se origina e que lhe impõe  determinações contínuas.

Endereço: http://www.anima.eefd.ufrj.br/licere/pdf/licereV15N02_a4.pdf

Comentários


:-)





© 1996-2018 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.