Resumo

 Este estudo que possui natureza qualitativa, apresentando traços metodológicos da pesquisa descritiva e de campo - do tipo exploratória. Objetivou compreender a dinâmica lúdica na comunidade Verá Tupã?i de Campo Mourão-PR, por meio do diálogo entre os jogos e brincadeiras das crianças e as lembranças dos jogos e brincadeiras narrados pelos educadores Guarani. A população foi composta por indígenas da comunidade Verá Tupã?í, sendo a amostra formada por 10 crianças com idade entre 5 a 12 anos, de ambos os gêneros e por 5 educadores Guarani. Para a coleta dos dados realizaram-se: observações sistemáticas para identificar os aspectos básicos da cultura Guarani e os jogos e brincadeiras das crianças; e entrevistas com os educadores para as narrativas dos jogos e brincadeiras que praticados por eles. Para a realização desta pesquisa em terras indígenas houve a aprovação do Comitê Permanente de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos (COPEP), bem como a autorização do cacique responsável por Verá Tupã?i. Assim, iniciaram-se as coletas de dados e, para averiguá-las utilizou-se a técnica da análise interpretativa, onde os resultados indicam que os indígenas se reorganizam nessa terra recém-conquistada a partir das condições físicas e materiais nela existentes, visto que essas condições interferem significativamente na dinâmica lúdica das crianças. Verificou-se que poucos jogos tradicionais Guarani que foram narrados pelos educadores permanecem entre as crianças, outros foram esquecidos e alguns ressignificados devido às mudanças históricas e simbólicas dos sentidos e valores do grupo. Esse trabalho, além de restaurar parte da cultura Guarani, também pode contribuir com os professores de Educação Física para a elaboração de aulas que envolvam a temática indígena e valorizem uma educação intercultural.

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