Resumo

Esta pesquisa tem como objeto de estudo a dinâmica da notícia nas redes sociais na internet, com foco no Twitter e no Facebook. O objetivo é analisar como se dá tal dinâmica a partir das particularidades e especificidades desses espaços, os quais podem condicionar a forma de apresentação e o conteúdo das postagens e as ações participativas dos usuários. A fim de alcançar o objetivo proposto, foram definidas categorias de análise de três naturezas: a) Forma de apresentação (texto, hipertexto e hipermídia); b) Conteúdo (alerta, atualização, contextualização, impacto, convergência, colaboração e composto); c) Ações participativas (filtro social e reverberação). O objeto empírico é formado por postagens publicadas em janeiro de 2013 nas contas do Twitter e do Facebook do portal jornalístico Estadão sobre o incêndio na Boate Kiss, na cidade de Santa Maria no Rio Grande do Sul, que vitimou 242 jovens, ficando conhecida como a Tragédia em Santa Maria. Como corpus tem-se 121 postagens do Twitter.com/estadao e 69 do Facebook.com/estadao, publicadas entre os dias 27 e 31 de janeiro de 2013, a respeito do acontecimento. Trata-se de uma pesquisa de caráter descritivo-analítico que combina técnicas qualitativas e quantitativas. Os resultados obtidos demonstram que a notícia não só ganha uma outra dinâmica nas redes sociais na internet, como ocorre de maneira diferenciada em cada um dos espaços estudados. A partir das categorias de análise estabelecidas, verificou-se que a forma padrão das postagens no Twitter é o hipertexto e no Facebook é a hipermídia. Quanto ao conteúdo das publicações, prevalecem as categorias atualização, impacto e composto, porém, em ordens diferentes, uma vez que nem tudo é publicado nos dois perfis. No que diz respeito às ações participativas, houve um predomínio do filtro social nos dois espaços. Diante desse contexto, conclui-se que nas redes sociais na internet a notícia ganha uma dinâmica social, sendo mais participativa e construída continuamente, e tendo sua essência potencializada, que é a socialização de informações.

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