A Disciplina Dança nos Cursos de Educação Física (licenciatura): o Seu Desvelar na Visão do Graduando.

Por: Nilda Barbosa Cavalcante Rangel.

141 páginas. 1996 20/12/1996

Send to Kindle


Resumo

A dança enquanto atividade educativa é disciplina integrante da grade curricular dos cursos de Educação Física (licenciatura) no Brasil, e, sendo esta, uma realidade no universo dos conteúdos vivenciados pelos futuros licenciados, entendemos que tal disciplina interage e interfere no processo de formação profissional de cada graduando. A inquietação que pulsa de nossas reflexões pedagógicas são concernentes ao contexto da Educação Física, e, figura no compromisso com a formação desses licanciados. Esta apreensão emerge do prisma de que os problemas pedagógicos ou as deficiências que cerceiam o ensino podem estar representadas na relação: disciplinas X formação profissional. A apreciação da dança e sua relevância nos cursos de Educação Física (licenciatura) é abordada no presente estudo, buscando desvelar a visão de dança partindo dos conceitos que os graduandos das Universidades Federais, têm a respeito do que é a dança. Este estudo utiliza-se de uma análise qualitativa a partir de uma única questão geradora: o que é a dança para você? Os momentos gerados na trajetória metodológica fundamentam-se em abordagem fenomenológica. A interpretação dos dados expressados desde as descrições dos sujeitos revelam e sugerem considerações relevantes no que se refere a dança no contexto da Educação Física, assim como na formação do graduando.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=901&listaDetalhes%5B%5D=901&processar=Processar

Ver Arquivo (PDF)

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.