A Disciplina Educação Física na Década de 1980: Limites e Superações

Por: Rita Cláudia Batista Ferreira.

IX Congresso Brasileiro de História do Esporte, Lazer e Educação Física CHELEF

Send to Kindle


Resumo

Revelar a década de 1980 no Brasil vem no sentido de refletir acerca do processo de transição a redemocratização no país e de que maneira este debate adentrou na disciplina Educação Física. Por isso, o presente estudo, que é resultado de uma monografia de especialização, delimitou a década de 1980 como seu foco de investigação. Tendo como objetivo analisar a Educação Física, revelando as tendências pedagógicas que surgiam, relacionando com o movimento de mudança produzido nesta década. Metodologicamente, priorizamos a pesquisa bibliográfica.Tendo como passos metodológicos: à escolha do assunto a ser investigado, em seguida delimitamos o objeto, que aqui são as tendências pedagógicas da Educação Física na década de 1980, que fora aprofundado, através das leituras e da elaboração propriamente dita.Concluímos que, em meio ao período de transição ao processo de redemocratização (década de 1980), as tendências pedagógicas da Educação Física apresentavam um pensamento de superação do que foi vivido na Ditadura Militar, apontando para a década de 1990 a discussão acerca dos “vários objetos de estudos” que fora apresentados.

Endereço: http://cev.org.br/biblioteca/anais-do-ix-congresso-brasileiro-de-historia-do-esporte-lazer-e-educacao-fisica-chelef

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.