A Docência em Educação Física: Atuação em Meio Inclusivo de Professores Ex-atleta e Não Atletas

Por: Guilherme Sanches Valverde.

2011 28/04/2011

Send to Kindle


Resumo

Com a necessidade de conhecer a realidade da atuação de professores de Educação Física no trato com os alunos com deficiência, esse trabalho teve como objetivo discutir sobre atuação de professores, por meio dos dados referentes às estratégias, tomadas de decisão e atitudes do professor ex-atleta e não atleta, que trabalhava na inclusão de alunos com deficiência. Foram participantes desse trabalho, seis professores da rede municipal de educação da cidade de Londrina e quatro do núcleo regional de educação da cidade de Londrina, dos quais 4 eram do gênero masculino e 6 do gênero feminino. A pesquisa foi caracterizada como exploratória. Foram utilizados como instrumentos de pesquisa uma ficha de observação, utilizada nas observações sistemáticas das aulas dos professores participantes; roteiro de entrevista semi-estruturado que teve como objetivo permitir que os professores relatassem sobre suas práticas pedagógicas em turmas que tinham alunos incluídos. Por ultimo foi utilizado uma escala de atitudes que teve a função de mensurar as atitudes dos professores participantes frente à inclusão. Como resultado da pesquisa, constatou-se que não existiu diferença significante entre a atuação e atitudes do professor de Educação Física atleta e não atleta quando focalizada a inclusão de alunos. Concluiu-se também que as práticas pedagógicas desses professores precisam ser revistas.

Endereço: http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?did=1678

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.