A Docência em Educação Física na Educação Infantil: a (re)construção de Práticas de Formação Continuada

Por: Kenia dos Santos Francelino.

2010 00/00/0000

Send to Kindle


Resumo

Esta investigação busca identificar, analisar e compreender as práticas de formação continuada de um professor dinamizador de Educação Física, que atua na Educação Infantil da rede municipal de ensino de Vitória/ES, investigando os significados presentes nessas práticas, relacionado-os com o desenvolvimento profissional do professor. Para atingir o objetivo proposto nesta pesquisa, fez-se necessário mergulhar na realidade estudada e identificar, também, algumas questões circunscritas quanto às concepções sobre criança, e ducação, cuidado e aprendizagem que estão sendo levadas em consideração pelas unidades de Educação Infantil e pelos professores dinamizadores nas práticas de formação continuada, bem como de que maneira esse professor se reconhece como profissional. Na escolha do lugar e do sujeito colaborador, utiliza instrumentos convergentes com a natureza de uma investigação qualitativa, buscando um docente que apresentasse, além de uma visão mais ampliada de formação continuada, práticas dessa formação que fossem pensadas e construídas para além das propostas de formação oferecidas pelos gestores. Ao longo das investigações, foram configurados três eixos de diálogo com as informações advindas do trabalho de campo: a formação continuada, a Educação Física e a Educação Infantil, evidenciando as recorrências e singularidades que favorecessem a compreensão dessas práticas de formação e seus significados nas relações do professor consigo mesmo e com os outros, com os seus registros e com as crianças. No primeiro eixo, estabelece um diálogo com ele próprio na tentativa de constituir-se como docente, na construção de identidades, de novas possibilidades de autoformação, em um esforço pessoal de reflexão sobre a sua ação. Nas ações que remetem aos seus registros pessoais e coletivos, produzidos no contexto da Educação Infantil, os registros se caracterizam como um importante indicativo nas diferentes funções do seu trabalho pedagógico e de sua formação. Por último a pesquisa faz alusão a dados, pistas e ações pedagógicas cotidianas que sinalizam situações concretas de interação entre o professor e as crianças, bem como da materialização e reflexão das suas práticas de formação continuada. Considera singular o processo de formação continuada, uma vez que é por meio das relações, interações, ações e significados criados e estabelecidos, individual ou
coletivamente, que esse 8 profissional se constitui como docente, constrói sua história e (re)constrói suas práticas de formação.

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2018 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.