Resumo

A escola, numa perspectiva inclusiva, prevê o acesso e participação de todas as pessoas com deficiência às atividades propostas pela escola, conforme suas possibilidades e capacidades, propondo um novo olhar sobre o sistema educativo. Neste sentido a Educação Física Adaptada (EFA), trás um leque de possibilidade e contribuições ao processo de inclusão, através de estratégias e metodologias que permitem o desenvolvimento integral do ser humano.  Desta forma, tem-se como objetivo analisar os diversos aspectos pedagógicos que implicam na inclusão de pessoas com deficiência nas aulas de Educação Física. Trata-se de um estudo de campo, com caráter exploratório e descritivo, a partir de uma abordagem quantitativa. O universo da pesquisa foi composto por dez professores de Educação Física, lotados nas escolas da rede municipal de ensino, do município de Sobral. Para coletar os dados, realizou-se questionário com questões objetivas. Os resultados obtidos retratam alunos com deficiência existentes nas escolas, e muitas lacunas na formação inicial e continuada dos professores de Educação Física, no que diz respeito ao trabalho com o aluno deficiente. Portanto, este trabalho possibilitou novas reflexões acerca da prática docente do professor de Educação Física, sugerindo à este, um planejamento mais criterioso e a adequação das atividades propostas nas aulas teóricas e práticas, respeitando a diversidade humana, de forma a atuar como uma poderosa ferramenta de inclusão.

Acessar