Resumo

A vida de crianças e jovens em uma instituição de abrigo possui particularidades atravessadas por questões macrossociais como a desigualdade social e o abandono. Esta pesquisa, do tipo estudo de caso, foi realizada em uma instituição situada no Município de Florianópolis, SC (Brasil) e objetivou analisar centralmente a educação do corpo no cotidiano de crianças e jovens em situação de abrigamento. Buscou, ainda, como objetivos específicos: analisar o cotidiano do abrigo e sua repercussão no processo de educação do corpo de crianças e jovens, com ênfase no brincar; analisar as possíveis relações e desdobramentos entre a natureza formal de uma organização não governamental e a educação do corpo daquelas crianças e jovens. Foram utilizadas as seguintes técnicas e instrumentos de coleta de dados: observação participante; entrevista; grupo focal e análise documental. Os principais resultados apontam algumas contradições existentes na casa-lar estudada, no que tange a uma proposta baseada no respeito aos sujeitos e seus direitos, além de acompanhamento cotidiano a necessidades básicas, porém, com uma normatividade que indica forte controle do corpo e, especialmente, uma desvalorização do tempo de brincar.

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