A Educação do Corpo nas Duas Primeiras Conferências Nacionais de Educação da Associação Brasileira de Educação (1927 e 1928)

Por: .

2010 08/06/2010

Send to Kindle


Resumo

A Associação Brasileira de Educação (ABE) surgiu em 1924 com o objetivo de promover, difundir e aperfeiçoar a educação no Brasil. Como a organização social e política daquele momento propiciou seu surgimento e crescimento, a Associação assumiu a liderança dos movimentos para renovar a educação e o ensino no país. Tal renovação incluía a extinção dos problemas relativos à escolarização, incorporando o desejo de transformação e aperfeiçoamento para o povo. As deficiências quanto ao processo de escolarização foram denominadas de 'o grande problema nacional', acreditando-se que, sanado esse grande mal, todos os outros também o seriam. Dentre as estratégias de ação da ABE, as que melhor repercutiram foram as Conferências Nacionais de Educação. Tais Conferências, promovidas a partir de 1927, propunham a discussão dos problemas relacionados à educação e à escolarização. As teses ali apresentadas formam um verdadeiro mosaico de ideias, dada a diversidade de temas expostos, entretanto, é possível identificar a educação do corpo como fio condutor nas diferentes propostas, quer seja tratando de higiene, de condutas do professor, da professora ou do aluno, quer seja das ginásticas, do patriotismo, da moral, dos diferentes papéis sociais, como práticas necessárias à reconstrução do Brasil. A pesquisa aqui apresentada descreve e analisa o conteúdo das duas primeiras Conferências Nacionais de Educação e indica tópicos presentes nas teses proferidas nas Conferências, tomando como delimitação temática a educação do corpo. Os arquivos consultados foram a Biblioteca e Arquivo Carmem Jordão, da própria ABE, com sede, até hoje, na cidade do Rio de Janeiro, e Biblioteca Prof. José Roberto do Amaral Lapa, do Centro de Memória da Universidade Estadual de Campinas. As principais fontes foram teses, atas e estatuto da ABE bem como jornais da época. 

Endereço: http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=000777241

Ver Arquivo (PDF)

Tags: ,

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.