A EducaÇÃo do Corpo e o Processo CivilizatÓrio: a FormaÇÃo de EstÁtuas Pensantes

Por: Rubia-mar Nunes Pinto.

Conexões - v.2 - n.2 - 2004

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Resumo

O texto busca realizar um resgate histórico da relação indivíduo, sociedade e corpo na Modernidade a partir das concepções do sociólogo Norbert Elias (1897-1990). Pretendo demonstrar como educação do corpo, especialmente na infância, se apresenta como o contexto privilegiado para o processo civilizatório, a qual impõe, aos indivíduos das sociedades urbanizadas, o exercício de um intenso autocontrole das pulsões e necessidades corporais. O enfoque recai nas conseqüências advindas, para a vida individual e social, da compreensão do ser humano como ser cindido em exteriorinterior,corpo-mente. Palavras-Chave: Corpo; Indivíduo; Sociedade.

Endereço: http://www.unicamp.br/fef/publicacoes/conexoes/v2n2/rubiamar2.pdf

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