Resumo

Com as crescentes exigências da sociedade, existe uma demanda significativa para a Educação Continuada. A Educação à Distância, caracterizada primariamente por uma separação física entre o professor e o aluno, tem se desenvolvido apreciavelmente nos últimos anos. Em 1986, os Ministérios da Educação e da Saúde implantaram um Curso à Distância em Exercício e Saúde dirigido para profissionais de Educação Física. Os objetivos desta dissertação são apresentar e discutir: 1 ) as vantagens e as desvantagens da Educação à Distância como uma alternativa para a Educação Continuada de profissionais de Educação Física e 2 ) os dados relativos à opinião sobre o Curso à Distância em Exercício e Saúde. Nesta pesquisa descritiva foram aplicados dois questionários: o primeiro, do tipo fechado, em 290 alunos de 7 Estados que concluíram o Curso e um segundo, do tipo aberto, em 12 (75% do total) coordenadores locais do referido Curso. As respostas dos alunos foram francamente positivas, destacando-se a aceitação do uso de diálogos e do emprego de uma linguagem coloquial. A opinião global do Curso foi favorável em 96,2% dos alunos, sendo que em 62% deles indicaram uma impressão muito boa. Praticamente 90% destes 290 alunos concludentes certamente fariam um outro curso à distância, caso o conteúdo fosse de seu interesse. Uma codificação das vantagens e desvantagens apontadas pelos coordenadores indicou um predomínio numérico das primeiras (64 x 21). Todos os coordenadores consideram como uma vantagem da Educação à Distância a possibilidade de atuar na Educação Continuada. As desvantagens mais citadas foram as questões do serviço de tutoria e das desistências (ambas com 33,3%). Os resultados deste estudo permitem concluir que a Educação à Distância pode vir a ser uma alternativa válida para a Educação Continuada de profissionais de Educação Física.

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