A Educação dos Sentidos e os Saberes da Experiência: Relações e Desafios Para a Formação de Professores de Educação Física

Por: Ana Carolina Cappelini Rogonni, Cristiane Rezende Silva e Marise Botti.

Conexões - v.12 - n.2 - 2014

Send to Kindle


Resumo

O acervo de textos e estudos relacionados à educação dos sentidos com o olhar voltado à Educação Física ainda são escassos, com isso, neste trabalho optamos pela pesquisa de cunho bibliográfico, com o intuito de realizar um levantamento de referenciais sobre a educação dos sentidos e os saberes da experiência. Para enriquecer as discussões, promovemos um diálogo entre os campos: filosófico, biológico e cultural e nos propusemos investigar quais as contribuições da educação dos sentidos para a formação de professores de Educação Física, além de investigar as relações entre os saberes da experiência e a educação do sensível para a formação dos sujeitos. Neste sentido, podemos concluir que a partir dessa relação sensível entre sujeito e mundo, estabelecida por meio dos sentidos, o professor é capaz de ter um olhar diferenciado frente as suas condutas e sua atuação, pode ser um agente facilitador e instigador do aprendizado dos alunos e assim transformar a sua práxis. Além disso, com relação aos alunos, estes podem se tornar produtores de conhecimentos, construtores e transformadores do seu mundo.

Endereço: http://conexoes.fef.unicamp.br/ojs/index.php/fef/article/view/1041

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2018 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.