A Educação Física Como Componente Curricular: Análise do Projeto Político Pedagógico de Uma Escola da Rede Municipal de Ensino de Recife

Por: Adriana de Faria Gehres, Ana Paula U C Almeida Tavares, Carlos H Ferreira da Cruz, Emmanuelle Luz Damásio e Vitória F Marinho Falcão.

XVI Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

Este estudo resulta das intervenções realizadas por graduandos em Educação Física numa Escola da Rede Municipal de Ensino da Cidade de Recife, participante do sub-projeto de Educação Física do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência da Universidade de Pernambuco. E buscou problematizar a ausência do componente curricular Educação Física na instituição acima referida, mediante o confrontamento com a Lei de Diretrizes e Bases promulgada no ano de 1996, a qual afirma que a Educação Física, quando integrada à proposta pedagógica é componente curricular. A investigação deu-se a partir da pesquisa--ação, metodologia que por meio da ação coletiva busca a resolução dos problemas ou gerar transformação, diferenciando-se assim da pesquisa convencional, na qual as pessoas envolvidas na pesquisa não participam da situação pesquisada. Para a definição do problema foi realizada uma análise do Projeto Político Pedagógico da referida escola que revelou a ausência de referência à Educação Física como componente curricular. A partir dessa constatação, foi elaborado um plano de ação em três fases: identificar os pressupostos teórico-metodológicos do Projeto Político-Pedagógico da escola; analisar as abordagens pedagógicas atuais para a Educação Física no Brasil; e, por fim, eleger uma abordagem da Educação Física que atendesse aos pressupostos teórico-metodológicos presentes no projeto político-pedagógico da escola. Os resultados apontaram para a identificação da abordagem crítico-superadora da Educação Física como aquela que se adequava aos pressupostos sócio-construtivistas identificados no Projeto da escola. Esta constatação gerou a elaboração de um documento para ser analisado e incorporado ao projeto da escola.

Endereço: http://www.fade.up.pt/rpcd/entradaPT.html

Comentários


:-)





© 1996-2018 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.