A Educação Física Como Componente Curricular na Educação Infantil: Elementos Para Uma Proposta de Ensino

Por: Eduardo Jorge Souza da Silva.

Revista Brasileira de Ciências do Esporte - v.26 - n.3 - 2005

Send to Kindle


Resumo

O artigo sistematiza os elementos centrais na proposta da disciplina Educação Física para o Currículo da Educação Infantil da Secretaria de Educação do Município de Olinda, PE. A abordagem tem como aporte teórico a psicologia socio-histórica, Vygotsky (1989), Leontiev (1988) e a concepção teórico-metodológica defendida pela perspectiva da Cultura Corporal (1992). Defende-se a superação de uma visão naturalizante do comportamento lúdico infantil, compreendendo que ele se dá na inserção da criança na cultura e nas relações sociais humanas de forma geral, e de forma particular nas relações pedagógicas
dentro da escola.

Endereço: http://www.rbceonline.org.br/revista/index.php/RBCE/article/view/164

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2018 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.