A Educação Física em Contextos Multiculturais: Concepções Docentes Acerca da Própria Prática Pedagógica

Por: .

Currículo sem fronteiras - v.8 - n.2 - 2008

Send to Kindle


Resumo

O multiculturalismo tem se constituído em uma das grandes barreiras à tradicional escolarização homogeneizadora. Assim, a escola vive uma certa tensão entre a cultura corporal veiculada e o patrimônio apresentado pelos seus freqüentadores. O corpo, aqui compreendido como construto cultural, tem padecido diante da intensa divulgação de mensagens e práticas que pretendem moldá-lo sob a ótica da cultura hegemônica. Dentre as inúmeras formas de comunicação e expressão, as diferenças culturais manifestam-se, também, nos "textos" produzidos e reproduzidos pelo corpo. Visando promover uma reflexão sobre essas questões, a presente investigação recorreu à etnografia das práticas pedagógicas da Educação Física em contextos multiculturais. Para tanto, foram realizadas observações, filmagens e entrevistas. Os dados foram analisados e confrontados com a teorização multicultural e curricular. Como descoberta relevante, constatou-se que a perspectiva multicultural alentada pelos professores é refletida na sua ação pedagógica.

Endereço: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol8iss2articles/neira.pdf

Comentários


:-)





© 1996-2018 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.