A Educação Física no Desenvolvimento do Hábito da Atividade Física no Ensino Fundamental

Por: Carolina Petruy.

157 páginas. 2011 19/05/2014

Send to Kindle


Resumo

Introdução: Uma das funções da Educação Física escolar é propiciar o hábito da prática da atividade física aos estudantes, situação de vital importância no cotidiano. Apesar desta importância a inserção de novas tecnologias e alimentação inadequada, contribuem para aumento da prevalência do sobrepeso e obesidade na população brasileira em geral, principalmente em crianças e adolescentes. Desta forma, esta pesquisa tem como objetivo elaborar uma proposta de conteúdo e encaminhamentos metodológicos para a Educação Física escolar (escolas municipais de Curitiba), que potencializem o desenvolvimento do hábito da atividade fisica. Método: A pesquisa tem abordagem quanti-qualitativa, sendo do tipo descritiva e estudo de caso múltiplo. Para tal foram: (1) levantadas recomendações propostas no Brasil sobre conteúdo e encaminhamentos metodológicos para aEducação Física nos primeiros anos do Ensino Fundamental, (2) levantadas recomendações propostas nos documentos norteadores da Educação Física das capitais brasileiras e (3) acompanhadas as aulas de Educação Física de duas escolas municipais, bem como a opinião de professores ativos sobre o conteúdo e encaminhamentos metodológicos adotados. Resultados: Foi elaborada uma proposta contemplando 14 conteúdos e 24 encaminhamentos metodológicos com maior potencial de motivação para os estudantes contemplando os quatro eixos (ginástica, dança, jogo e luta). Como exemplo, de item da proposta, é no eixo ginástica ser desenvolvido todos os itens do conteúdo, não somente o alongamento e o aquecimento antecedendo uma prática esportiva. Discussão/Conclusão: Conclui- se que o tempo das aulas de Educação Física deve ser mais bem aproveitado e distribuído. Os eixos da Educação Física escolar que os estudantes demonstram maior interesse foram jogo e luta; e os que menos gostam são ginástica e dança. Se os conteúdos forem organizados considerando todo o ano letivo, contemplando sugestões de encaminhamentos metodológicos, é mais fácil para os professores organizar a sua respectiva distribuição ao longo do ano, bem como das aulas individualmente.

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2018 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.