A Educação Física Do/no Campo: Um Olhar Sobre os Saberes Locais da Escola Estadual Santo Antonio (pé de Caju) no Munícipio de Confresa/mt

Por: Wirisley Luiz de Oliveira.

125 páginas. 2015 00/00/0000

Send to Kindle


Resumo

Esta dissertação, realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Área de Concentração, Atividade Física, Desempenho e Corporeidade, Linha de Pesquisa Fundamentos Pedagógicos e Sócio Antropológicos do corpo da UFMT/Cuiabá, se insere no palco da Educação e Educação Física do Campo da Escola Estadual Santo Antonio (Pé de Caju) do município de Confresa/MT. A investigação deste estudo objetivou principalmente em investigar a realidade da Escola Estadual Santo Antonio (Pé de Caju) do município de Confresa/MT no que se refere às práticas pedagógicas encontradas nas aulas de Educação Física, também elencou os espaços destinados às aulas, verificou-se o currículo e as atividades desenvolvidas. Mais especificamente, analisamos os seguintes aspectos: os espaços destinados às aulas desenvolvidas no contexto da escola do campo; verificar se o currículo que contempla a Educação Física se faz presente na prática pedagógica; compreender se as atividades desenvolvidas pelos educadores do campo trazem elementos que condizem com a realidade local. Com olhares voltados aos educadores, educandos e gestão escolar, visou-se, ao longo do processo, os aspectos teóricos da elaboração e organização da Educação Física escolar dentro de um panorama diferente ou mesmo inverso ao urbano. A problemática indagou as políticas voltadas a esta ramificação da educação, formulada a partir dos pressupostos teóricos e legislações vigentes, tanto nacionais quanto estaduais. Desse modo, este estudo foi conduzido a partir da análise dessas políticas que se inserem sobre o Estado, por conseguinte, observa-se a relevância que este apresenta em nortear a educação básica para os povos do campo, tendo em vista as Orientações Curriculares de Mato Grosso – Caderno Diversidades Educacionais, que são o norte pelo qual deve-se perpassar o processo. No que diz respeito à abordagem teórico-metodológica, trata-se de uma pesquisa qualitativa, principalmente por entender que os sujeitos envolvidos estão inseridos em uma realidade educacional indissociável à sua vivência. Optou-se pela coleta de dados à luz de aplicação de questionário, entrevista e observação. Isto posto, tem-se um melhor esboço dos dados coletados que permite partir para análise destes, apropriando-se da análise de conteúdo, com intuito de justificar a subjetividade encontrada nessa ramificação educacional. O estudo realizado permitiu destacar a concepção de uma realidade educacional, onde a Educação Física, protagonista da análise, luta para não perpassar-se por uma práxis que compreende ser a via urbana a mais praticável e, contudo, ser considerada a mais evoluída. Tendo em vista que os sujeitos que ali convivem consideram como sendo os seus espaços e tempos à forma de suas significações.

Endereço: http://www.ufmt.br/ufmt/unidade/index.php/publicacoes/index/ppgef

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2018 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.