A Educação Física e a Educação Infantil: Um Estudo Inicial e Primeiras Impressões Acerca Desta Atividade na Transição de Brasil Monárquico e República.

Por: Ana Cristina Arantes.

V Encontro de História do Esporte, Lazer e Educação Física - CHELEF

Send to Kindle


Resumo

Esta pesquisa, em fase inicial de elaboração, tem por objetivo conhecer o conteúdo curricular da pré-escola em São Paulo, Brasil no período de transição entre o Brasil Monárquico e Brasil República. Pelas obras bibliográficas consultadas, estudou-se o cotidiano da pré-escola situada na Praça da República, as atividades realizadas pelas crianças e, sobretudo, o conteúdo das aulas de Educação Física ministradas pela professora normalista. Depreendeu-se, a partir dos dados, que as referidas sessões apresentavam caráter militarista, consistindo em exercícios de marcha, ordem unida, e de ginástica analítica. Constatou-se que, comparada ao preceitos atuais, aquelas aulas não respeitavam as características infantis nos domínios motor, cognitivo e afetivo e social, nem tampouco possibilitava a elaboração dos conceitos e do imaginário

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.