Resumo

O artigo trata do “estado da arte” que objetivou identificar, em quatro revistas que publicam estudos da Educação Física, as produções acadêmicas relacionadas com as questões étnico-raciais. Utiliza as palavras/conceitos: identidade, afro, étnico, cultura e etnia. Foram analisados 17 artigos contendo em sua discussão central elementos étnico-raciais. O recorte temporal decorreu de janeiro de 2013 a janeiro de 2018. Para facilitar o entendimento do conjunto dos trabalhos, eles foram divididos em blocos agrupando temáticas em comum. O processo posterior foi a análise da discussão dos conceitos, buscando a compreensão dos significados no interior de cada artigo elencado. A ordenação em bloco permitiu perceber as características e o tratamento do objeto conceitual, nos mostrando, ainda, uma ausência nas discussões étnico-raciais no que diz respeito ao Esporte e Educação.

Referências

ALVARENGA, Luciana. O TICUMBI: imagens e memória da Vila de Itaúnas. Arte & ensaios. Revista do ppgav/eba/ufrj . n. 23, nov, p. 73-79, 2011.

BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1997.

CARVALHO, Marcelo Pagliosa. História da educação da população negra: estado da arte sobre a educação e relações étnico-raciais (2003 - 2014). Educar em Revista, Curitiba, v. 34, n. 69, p. 211-230, 2018.

D’ADESKY, Jacques. Racismos e anti-racismos no Brasil: pluralismo étnico e multiculturalismo. Rio de Janeiro: Pallas, 2005.

EVANS-PRITCHARD, Edward Evan. Les nuer: description des modes de vie et des institutions politiques d´un peuple nilote. Paris: Gallimard, 1968.

GOMES, Nilma Lino. O movimento negro educador: saberes construídos nas lutas por emancipação. RJ: Vozes, 2017.

GIDDENS, Anthony. Raça, etinicidade e migração In: Sociologia. 4.ed. Porto Alegre: Artmed, p. 205. 2005.

MACIONIS, John Joseph. Sociología. Madrid: Pearson Prentice Hall, 2007.

NOGUEIRA, Oracy. Preconceito racial de marca e preconceito racial de origem: sugestão de um quatro de referência para a interpretação do material sobre relações raciais no Brasil. São Paulo: Tempo Social, 2007.

SALES, Leydiane Vitória; ALMEIDA, Neil Franco Pereira de. Diversidade racial e Educação Física escolar na Revista Brasileira de Ciências do Esporte (1979-2013). In: Conexões. Revista da Faculdade de Educação Física da Unicamp, Campinas, v. 13, n. 1, p. 129-161, jan. /mar. 2015.

Acessar