A Educação Física e as Finalidades Educacionais do Ensino Médio: Um Estudo de Caso

Por: Geander Franco de Araújo.

2016 00/00/0000

Send to Kindle


Resumo

A pesquisa, está inserida no campo de discussão da Educação Física Escolar, entrelaçando-se aos estudos de fundamentos pedagógicos e sócio-antropológicos do corpo, e tem como objeto, o estudo de Caso com jovens que estão cursando o Ensino Médio no espaço/tempo das aulas de Educação Física. No intuito de encontrar possíveis respostas as nossas indagações e reflexões elaboradas a partir do Art. 35 da LDBEN 9.394/96 nos perguntamos: Em que medida a Educação Física no Ensino Médio responde às finalidades do artigo 35 da LDBEN 9.394/96? Ao definir e apresentar a problemática deste estudo, lançamos mão de bases teóricas através do levantamento bibliográfico de pesquisas e literaturas com a temática interligada proporcionando elementos teóricos para a contribuição de uma visão abrangente do objeto pesquisado. O universo da pesquisa envolve a Escola Estadual Jaime Veríssimo de Campos “Jaiminho” e as turmas de ensino médio regular do período matutino. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas como o professor de Educação Física no Ensino Médio da Escola e com 21 jovens que se encontravam matriculados desde a 1ª à 3ª série do Ensino Médio. Foram efetivadas também, observações das aulas de educação física através de roteiro orientador semiestruturado. Por meio desta pesquisa descritiva, buscamos centrar nossas investigações nas respostas desses alunos, com base nas suas experiências educacionais contrastando-as com as literaturas investigadas e a partir das propostas/documentos legais e orientadores que vêm sendo atualmente discutidos nas esferas superiores sobre Educação Básica. Para tanto, nos propomos através das respostas dos alunos e as observações das aulas, os pressupostos teóricos e os documentos legais analisados, compreender se a Educação Física responde as orientações legais do artigo 35 da LDBEN 9.394/96. Constatou-se que por mais que a Educação Física tente ser um componente curricular que fomenta uma prática transformadora como perspectiva a lei, esse processo não está dado se encontra em constituição, sinalizando uma releitura do cenário atual desse contexto. Nesse sentido, observamos que as representações dos alunos e a prática do professor na escola investigada expressam proposições que instrumentalizam para a vida fisicamente ativa respondendo aos anseios da sociedade.

Endereço: http://www.ufmt.br/ufmt/unidade/index.php/publicacoes/buscar/ppgef

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2017 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.