Resumo

O presente estudo refere-se a um relatório de uma Pesquisa-Ação que foi construído no ambiente escolar de uma das escolas de 1ª a 4ª série da Rede Municipal da cidade de Atibaia - SP, que tem como proposta de aulas de Educação Física os Jogos Cooperativos, visando à formação de valores. O campo da pesquisa é o espaço educativo onde acontecem as aulas de Educação Física permeando os momentos das aulas das professoras polivalentes. Os participantes são duas professoras polivalentes e a professora de Educação Física da escola. No início da investigação realizou-se uma análise do Projeto Político Pedagógico da escola, na intenção de identificar a evidência e a importância dada aos valores formativos, apontados no documento. Como instrumentos foram utilizados na pesquisa, o caderno de campo para o registro das observações e das falas das participantes e entrevistas semi-estruturadas na tentativa de conhecer as professoras seus valores e ideais sobre a educação e cooperação. O desafio em ampliar o estudo compartilhando as experiências cooperativas realizadas nas aulas de Educação Física com as professoras polivalentes da escola partiu do entendimento de que o espaço escolar não deve ser segmentado e que as disciplinas devem estar relacionadas em um todo, propondo assim, a educação formativa dos alunos como um processo contínuo, participativo, integrado e coletivo. Toda a investigação foi realizada a partir de um trabalho coletivo e colaborativo, havendo uma articulação entre os referenciais da pedagogia freiriana, os aportes teóricos referentes à aprendizagem cooperativa, e os pressupostos da Pesquisa-Ação desenvolvida no âmbito social. O trabalho proposto tem como objetivo colaborar com o processo de reflexão, ação e transformação dos participantes envolvidos no que se refere às ações educativas pautadas nas práticas cooperativas relacionadas aos aspectos de formação humana. Com esta investigação, também pretendeu-se verificar a coerência entre a proposta das práticas cooperativas nas aulas de Educação Física e a proposta das outras professoras polivalentes em relação aos aspectos de formação humana, considerando os ideais do Projeto Político Pedagógico (PPP) da Instituição. Após seis meses de pesquisa dentro da escola, os resultados, revelam que o processo de reflexão e emancipação ocorreu gradativamente durante a investigação, oportunizando, um espaço para desvelar as teorias, juntamente com as observações das práticas mediadas pelo diálogo e pela construção de ações cooperativas. A realização dessa investigação possibilitou a efetivação de planejamentos e ações educativa para as aulas, que valorizassem a realização de um trabalho de formação humana integrado aos aspectos: afetivo, motor, cognitivo, social e cultural. Portanto, o resultado desta pesquisa indicou que a possibilidade de compartilhar teorias e práticas sobre as ações pedagógicas, durante os encontros, desencadeou um marco reflexivo, válido para servir de referência no momento de planejar e estruturar novas propostas e projetos educacionais a serem desenvolvidos pelos responsáveis das ações educativas na escola. Nos resultados obtidos, pode-se considerar que valorizar os ideais e as necessidades pessoais de cada participante, também contribuiu, para a construção da autonomia, da independência, e da liberdade no plano individual e na responsabilidade social visando a construção de uma escola cidadã coerente com a proposta do PPP da instituição. A partir dos resultados expostos, considera-se que, a aprendizagem e a construção do conhecimento dos alunos e professores a partir das práticas cooperativas realizadas na escola, durante o período da Pesquisa-Ação, possam constituir um planejamento compartilhado integrando, tanto a disciplina de Educação Física, quanto às outras disciplinas do currículo escolar.

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