A Educação Física e a Integração da Criança Hiperativa: Uma Relação Possível

Por: Christiane Caetano Martins Fernandes e .

VII Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

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Resumo

O atendimento às crianças no contexto escolar pressupõe, entre outros, o conhecimento da clientela a ser atendida. Nessa clientela encontra-se crianças com os mais diferentes comportamentos, entre as quais, as crianças hiperativas. Uma criança que apresenta desordens na atenção, falta de domínio corporal, dificuldades no relacionamento com outras crianças apresenta características de hiperatividade. A falta de conhecimento sobre o assunto leva o professor a rotular erroneamente a criança hiperativa como bagunceira e indisciplinada. Entende-se que para superar tal situação é necessário discutir o conhecimento que os profissionais que atuam nas escolas tem sobre a hiperatividade. Neste sentido realizou-se um estudo de caso com escola de educação especial, com o objetivo de diagnosticar o conhecimento dos profissionais que nela atuam tem sobre o assunto - utilizando-se como instrumento de investigação a entrevista semi-estruturada; bem como de discutir as possibilidades de intervenção da Educação Física frente as crianças hiperativas. Constatou-se que o conhecimento em relação a hiperatividade é bastante restrito, tendo a escola em seu quadro profissionais com conhecimentos limitados para atuarem com estas crianças, bem como que a própria escola não possuía uma proposta pedagógica que contemplasse estas crianças, com comportamento atípico, em seu universo escolar. Diante do estudo, releva-se a importância da identificação precoce da hiperatividade em crianças, a utilização de metodologias específicas por parte do professor, e a possibilidade de intervenção da Educação Física com atividades próprias e adequadas.

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