A Educação Física e o Funâmbulo: Entre a Arte Circense e a Ciência (século XIX e Início do Século XX)

Por: e Mirian Kormann Hauffe.

Revista Brasileira de Ciências do Esporte - v.36 - n.2 - 2014

Send to Kindle


Resumo

Este estudo teve como objetivo investigar a separação entre atividades circenses e a Educação Física, mais especificamente, a ginástica no século XIX e início do século XX. Para isto, foi realizada uma pesquisa histórica que buscou explicações e dados empíricos sobre esta relação. As fontes foram caracterizadas por textos de personagens históricas identificadas como teóricos da Educação Física no período. Os documentos foram analisados tendo como centro a mentalidade dos professores sobre os critérios para a organização de uma ginástica científica. Concluiu-se que a associação entre Educação Física e as ciências naturais identificou a ginástica como meio científico de educação do corpo. Nessa delimitação, as artes circenses eram criticadas e excluídas.

Endereço: http://revista.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/view/1368

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2018 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.