Resumo

Este texto foi construído na perspectiva de que Educação Física e a teoria da Biologia do Conhecer, com um pano de fundo fenomenológico, puderam estabelecer relações, nas quais uma espécie de conversa se estabeleceu de forma congruente. Essa conversa teve como propósito encontrar, na Educação e, em especial, na Educação Física, possibilidades de diálogo para repensar o sujeito com autismo e o próprio autismo no contexto da Educação. É uma reflexão sobre a atuação pedagógica que pelos processos de produção de conhecimento busca desvencilhar-se de tendências que padronizam o ‘ser’ humano. Essa premissa é foco do desenvolvimento de uma monografia de especialização em Educação Física com ênfase na linha pedagógica que aconteceu na Universidade Comunitária da Região de Chapecó – UNOCHAPECÓ – nos anos 2009-2010. Atualmente essa questão vem desdobrando-se em estudos de uma pesquisa de mestrado acadêmico na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS.

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