Resumo

Objetivo:
Descrever a visão dos professores e alunos de Educação Física, que estão inseridos no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA), sobre a finalidade da Educação Física como componente curricular.

Métodos e Resultados:
Este estudo é uma pesquisa não-probabilística intencional. Foi aplicado um questionário aos docentes ealunos da EJA nas escolas municipais da cidade de São Gonçalo do Estado Rio de Janeiro. Os alunos são oriundos das escolas públicas e os principais motivos para inserção na EJA são: a repetência e a disparidade idade/série; 25% possuía conhecimento da legislação da EJA; as aulas de Educação Física são consideradas obrigatórias, reconhecidas como disciplina curricular e influencia na vida do educando. Os professores nos revelaram que em suas formações não tiveram disciplinas que orientassem para a EJA e suas atuaçõesocorreram por vontade própria;reconhecem a especificidade da EJA que a difere do ensino regular; selecionam os conteúdos a partir dessa especificidade e da realidade do educando; as aulas são consideradas em caráter prático-teórico; ea avaliação é realizada a partir da participação dos educandos nos trabalhos em grupos,observações de atividades e prova escrita.

Conclusão:
É notável na EJA uma mudança do perfil dos alunos e avanços na perspectiva pedagógica como: orientações curriculares e metodologias da Educação Física. Embora os avanços estejam presentes, podemos constatar uma deficiência quanto ao processo de formação profissional de Educação Física para atuarem na EJA, bem como um equívoco no entendimento da finalidade da Educação Física na EJAquando se perceber apenas um caráter preventivo e recreativo.