A Educação Física Escolar Como Tema da Produção do Conhecimento nos Periódicos da área no Brasil (1980-2010): Parte Ii

Por: Bruno Faria, Claudia Moraes, Erivelton Fernandes, Felipe Quintão de Almeida, Filipe Ghidetti, Ivan Gomes, Maria Rocha, Thiago Machado, , e Vinícius Penha.

Movimento - v.18 - n.2 - 2012

Send to Kindle


Resumo

Nesta segunda parte do estudo, apresentamos uma análise da produção do conhecimento sobre Educação Física Esc olar veiculada em quatro dos principais periódic os brasileiros: Movimento, Revista Brasileira de Ciências do Espor te, Motrivivência e Pensar a Prátic a. As análises centraram-se nas três categorias identificadas na primeira parte dest a public ação, quais sejam: Fundamentação, Intervenção e Diagnósticos. Foram discutidas as principais pr oblematizações, orientaç ões teór icas , perspectivas metodológicas que norteiam os estudos publicados, bem como o que eles apontam a partir dos resultados como perspectivas e indicações. Destacamos nas conclusões a crescente pluralidade das abordagens teóricas (após um período inicial - década de 1980 - de grande predomínio da perspectiva marxista), um maior equilíbrio entre estudos ensaísticos e pesquisas empíricas (após, também, grande predomínio dos ensaios) e, ainda, a presença e a influência, agindo como pano de f undo da produção do conhecimento sobre esse tema, do chamado Movimento Renovador da Educação Física brasileira.

N

Endereço: http://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/30158/19064

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2018 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.