Resumo

 objetivo desta pesquisa foi analisar os efeitos que as experiências com o PIBID Educação Física causaram na percepção de docentes acerca das relações de gênero em suas aulas. Metodologia: Este estudo é de natureza qualitativa e o instrumento utilizado para coleta de dados foi o Grupo Focal, contando com a participação de seis ex-bolsistas e dois ex-supervisores do PIBID. Para análise dos dados utilizou-se a Análise de Conteúdo. Resultados e discussão: As oportunidades de formação relatadas para problematizar gênero nas escolas são as literaturas específicas, as experiências nos espaços escolares e as relações interpessoais. O PIBID foi apontado como essencial para a formação deles/as enquanto sujeitos e ainda é potencializado por unir as duas últimas oportunidades veementemente citadas: vivência no espaço escolar e relacionamentos entre pares. Conclusão: Sendo assim, concluímos que o PIBID, através dessas potencialidades, permitiu o acesso a saberes e espaços para discutir, refletir e problematizar as questões de gênero na Educação Física escolar.

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