A Educação Física Escolar na Educação Infantil: Diálogo Entre o Planejamento e a Prática na Coeducar - Cooperativa Educacional de Viçosa-MG

Por: B. A. T. Silva, S. A. P. S. Silva e V. A. Nogueira.

IX Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana XV Simpósio Paulista de Educação Física

Send to Kindle


Resumo

A escola é um espaço no qual o desenvolvimento de pessoas e de grupos pode ocorrer por meio do movimento. Nesse contexto, o se movimentar é entendido e estudado como uma complexa estrutura dotada de sentidos e significados, e constitui contextos e processos sócio históricos específicos que ocorrem no e transcendem o ambiente escolar. Quando se trata da Educação Física na Educação Infantil, as discussões focalizam um ambiente de construção das relações entre as crianças e das novas relações que elas estabelecerão com o mundo, bem por meio da descoberta do corpo e da vivência de elementos presentes na cultura corporal de movimento. Esta pesquisa tem como objetivo apresentar produtos de uma reflexão sobre o diálogo entre o planejamento das aulas de Educação Física na Educação Infantil e a prática dessa disciplina, na Escola Coeducar em Viçosa-MG. Trata-se de um estudo qualitativo que adentra os caminhos que permeiam a Educação Infantil, vai além da rotina das aulas e do funcionamento da Escola, em um esforço de contribuição para o fortalecimento das ações conjuntas que podem ocorrer e/ou ocorrem no ambiente escolar durante as aulas de Educação Física. No Planejamento a proposta pedagógica da Coeducar, bem como as diretrizes dedicadas ao movimento, ao corpo e à Educação Física são importantes objetos de reflexão sobre o que será posteriormente transformado nas aulas, no contato entre professor e alunos. Como forma de garantir o cumprimento adequado deste planejamento, todos os professores possuem um horário fixo com a Coordenadora Pedagógica para orientação. Esse momento serve como instrumento de avaliação e reflexão das atividades ministradas durante a semana. Ao entendermos o diálogo estabelecido entre o planejamento e a prática das aulas de Educação Física da Escola, observa-se que estes se entrelaçam, nas aulas da Escola, que ocorrem em espaços variados como pátios, quadras e palcos. Os encontros professor de Educação Física/alunos ocorrem duas vezes por semana. As aulas do Maternal I ao Segundo Período tem duração média de 30 (trinta) minutos e as aulas do Primeiro Ano duram 50 (cinqüenta) minutos. As atividades são construídas sempre com a participação das crianças, conforme previsto no planejamento. Os elementos da ludicidade temperam as brincadeiras, pensadas de modo a ampliar o leque de movimentos e a cultura das crianças. Conclui-se, portanto, a partir da observação do cotidiano da Coeducar e das percepções dos alunos, pais e professores da Cooperativa Educacional que a proximidade existente entre a teoria e a prática, o planejamento e a aula são preponderantes para que os objetivos educacionais das aulas de Educação Física na Educação Infantil sejam contemplados em suas mais amplas possibilidades.

Endereço: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/10060/10060

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.