A Educação Física Escolar na Perspectiva de Estudantes: Um Estudo com Jovens do Terceiro Ano do Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul/porto Alegre

Por: Simone Santos Kuhn.

110 páginas. 2017 00/00/0000

Send to Kindle


Resumo

O tema deste Trabalho é a Educação Física Escolar na perspectiva de estudantes do Terceiro Ano do Ensino Médio de uma escola da Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul/Porto Alegre. O problema de pesquisa que orientou essa investigação foi configurado na seguinte questão: quais os significados atribuídos por estudantes do Terceiro Ano do Ensino Médio às suas experiências nas aulas de Educação Física durante a Educação Básica? O objetivo geral foi compreender os significados atribuídos por estudantes do Terceiro Ano do Ensino Médio às suas experiências nas aulas de Educação Física durante a Educação Básica. A pesquisa realizada foi de abordagem qualitativa e os procedimentos para obtenção de informações foram: grupo de discussão, observação participante, análise de documentos e diários de campo. Os participantes da pesquisa foram cinco jovens matriculados no Terceiro Ano do Ensino Médio de uma Escola Estadual do Rio Grande do Sul, localizada na cidade de Porto Alegre. Foi realizada a análise qualitativa e a triangulação das informações produzidas na pesquisa a partir do referencial teórico, dos Documentos analisados, do grupo de discussão, das observações realizadas das aulas de Educação Física e dos registros em diário de campo O grupo de discussão, apesar de algumas limitações organizacionais no ambiente escolar, pode ser considerado um bom instrumento para obter informações com jovens estudantes do Ensino Médio. No percurso de construção das informações da pesquisa, os significados atribuídos pelos estudantes do Terceiro Ano do Ensino Médio às suas experiências nas aulas de Educação Física durante a Educação Básica foram analisados e discutidos nas seguintes categorias: (a) Conteúdos aprendidos nas aulas de Educação Física na educação básica na perspectiva dos estudantes do Terceiro Ano do Ensino Médio; (b) Os significados da Educação Física escolar e as relações com a vida cotidiana dos estudantes; e (c) As aulas de Educação Física como espaço de relações interpessoas no ambiente escolar. As opiniões e o engajamento dos estudantes no grupo de discussão foram fundamentais para a compreensão do problema da pesquisa, e demonstraram o anseio por práticas pedagógicas mais humanizadas, além da necessidade dos jovens de serem ouvidos na escola.

Endereço: http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/172058

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2018 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.