A Educação Física Escolar e o Projeto Político-pedagógico:análise de Um Caso Mediado Pelo Esporte

Por: Fernanda Guedes Marcolla, Rodrigo Alberto Lopes e Rosane Maria Kreusburg Molina.

XII Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto Língua Portuguesa

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Resumo

Nesta pesquisa discutimos as articulações entre o Projeto Político-Pedagógico e o esporte praticado enquanto conhecimento do componente curricular da Educação Física em uma escola de proposta pedagógica inovadora. Omarco legal de referência é a Lei deDiretrizes e Basesda EducaçãoNacional (Lei nº. 9.394/96) que possibilita às escolasa construção de propostaspedagógicas, alicerçadas nas suasnecessidadese princípios, além de zelar pelo seu cumprimento e resignificação. No que se refere aos docentes, os incumbiu de articular o seu plano de trabalho com a proposta pedagógica. Esta escola assumiu a autonomia sinalizada tanto pela atual LDB, como pela RedeMunicipal de Ensino para reformular o seu PPP, no ano de 2006. Os gestores municipais auxiliaram no processo de elaboração das propostas pedagógicas das escolas, por meio da I Conferência Municipal de Educação, oportunizando através de plenárias regionais, o debate de todos os segmentos da comunidade escolar: alunos, professores, pais, funcionáriose equipesdiretivas.

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