A Educação Física Escolar/saúde: o Discurso Médico no Século Xix

Por: Maria Cecília de Paula Silva.

Revista Brasileira de Ciências do Esporte - v.25 - n.2 - 2004

Send to Kindle


Resumo

Este artigo busca refletir como modelos de conhecimento sobre a educação física foram elaborados ligados à origem social e às referências políticas dos grupos médicos que elaboraram e organizaram propostas de “saúde” com base na escola. Pretendeu-se visualizar o projeto de modernidade explicitado pela busca de hegemonia e o poder/saber médico nesta organização, através do discurso de três teses da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro em finais do século XIX. Utilizei-me do referencial dialético materialista histórico como metodologia de trabalho. Privilegio a produção discursiva das teses voltadas para a modelação da educação no aspecto físico, intelectual e moral, por intelectuais médicos - questão ainda pouco discutida na historiografia da educação física brasileira.

Endereço: http://www.rbceonline.org.br/revista/index.php/RBCE/article/view/229

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.