Resumo

A Educação Física na escola proporciona momentos de reconhecimento do corpo, no qual busca o desenvolvimento integral, oportunizando a promoção da saúde e lazer, assim como a conscientização dos benefícios das atividades físicas. Deste modo o presente estudo buscou identificar a percepção dos alunos com relação a aplicação dos conteúdos de Educação Física no ensino médio. Trata-se uma pesquisa de campo do tipo quantitativa descritiva, no qual foi utilizado um questionário estruturado. Os resultados indicaram que 74% dos entrevistados entendem as aulas de Educação Física na formação escolar como extremamente relevante e 22% relevante, apenas 2% consideram irrelevante e desnecessário. Para 65,4% a Educação Física está diretamente ligada à promoção da saúde, qualidade de vida, já 20% destacam o esporte, seguido 11% como disciplina escolar, lazer e recreação com 1%. No conteúdo, explicitamente 56% determinaram o esporte como conteúdo preferido, seguido da dança com 25%, lutas e jogos, com 8% e ginástica sendo a menos preferida com apenas 3%. Pode-se constata que a Educação Física é considerada relevante na formação escolar, sendo equiparada a saúde. O esporte, dentre os demais, foi o conteúdo destacado, as aulas práticas foram apontadas como fator motivante e a infraestrutura da escola como desmotivante. Portanto torna-se necessárias ações que abordem o ensino da Educação Física no ensino médio, rompendo com uma ideologia de uma Educação Física tradicional, conduzido por padrões estabelecidos e codificados. Assim, sugere-se aos profissionais, cientes de sua importância no desenvolvimento integral do educando, que propaguem o conhecimento da cultura corporal de movimento.

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