Resumo

Analisar a formação inicial de professores de Educação Física nas instituições de ensino superior (IES) públicas do estado de Goiás e as interfaces com a questão da inclusão, no currículo oficial e nas atividades extracurriculares, é o objetivo geral desse estudo. A compreensão nesses projetos de formação humana dos indicadores que possibilitem ao futuro profissional atuar com pessoas com deficiência, permeada com discussões relativas ao contexto sócio-histórico da Educação Física, formação docente e inclusão, ao longo do desenvolvimento do estudo permitem apreender as questões ontológicas e epistemológicas referentes a natureza do objeto investigado. A abordagem qualitativa, por meio da análise documental dos projetos políticos-pedagógicos e da entrevista semi-estruturada com coordenadores de curso foram os instrumentos utilizados para o desenvolvimento da pesquisa. As entrevistas foram elaboradas com base em categorias preestabelecidas durante a leitura flutuante e aprofundada dos projetos políticos-pedagógicos (PPPs). A pesquisa tem como campo de estudo três IES públicas, de âmbitos diferentes: federal, estadual e municipal. Elas foram escolhidas de acordo com critérios que visam a transparência, a qualidade de ensino, o compromisso com a formação sólida, a pesquisa e a luta dos seus docentes em prol da construção de uma IES pública e democrática. Os resultados da pesquisa apontam um quadro de ausência do tema inclusão nos documentos oficiais das instituições, porém, com ações no processo de formação que objetivam contemplar a discussão referente à inclusão de pessoas com deficiência, sem, no entanto, deixar de priorizar a questão da formação para os esportes adaptados. Os resultados mostram também que os coordenadores de curso são favoráveis à discussão do tema inclusão nos cursos e, a falta de referência nos documentos é complementada por uma sensibilidade social e ideológica dos coordenadores.  

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