Resumo

O presente texto foi elaborado a partir da apresentação em uma mesa do Encontro Estadual do CBCE, realizado na UERJ, em junho de 2018. Traça um panorama da atuação da Educação Física na educação profissional partindo da premissa de que não há uma única maneira de conceber esta atuação, mas uma diversidade de possibilidades em disputa. Assim, primeiramente apresenta e situa algumas das tradições e sentidos que disputam as formas de materialização da Educação Física na educação profissional e também do próprio conceito de educação profissional. Por fim, apresenta como vem se constituindo a atuação em Educação Fisica em um contexto singular, o Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), além de apontar algumas perspectivas para a área na educação profissional frente à conjuntura atual.

Referências

BRACHT, VALTER. Identidade e crise da Educação Física: um enfoque epistemológico. IN: Bracht, Valter; Crisorio, Ricardo (coords). A Educação Física no Brasil e na Argentina: identidade, desafios e perspectivas. Campinas, Autores Associados, Rio de Janeiro, Prosul, 2003.

FRIGOTTO, GAUDÊNCIO; CIAVATTA, MARIA; RAMOS, MARISE. A gênese do Decreto 5.154/2004: um debate no contexto controverso da democracia restrita. IN: Frigotto, Gaudêncio; Ciavatta, Maria; Ramos, Marise (orgs). Ensino Médio Integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005.

GARIGLIO, JOSÉ ÂNGELO. O ensino da Educação Física nas engrenagens de uma escola profissionalizante. In: Sousa, Eustáquia Salvadora; Vago, Tarcísio Mauro (orgs.) Trilhas e Partilhas: educação física na cultura escolar e nas práticas sociais. Belo Horizonte: Cultura, 1997

_____. A Educação Física no currículo de uma escola profissionalizante: um caso sui generis. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. Campinas, v.23, n. 2, p.69-88, 2002.

GARIGLIO, JOSÉ ÂNGELO; ALMEIDA JUNIOR, ADMIR SOARES; OLIVEIRA, CLÁUDIO MARCIO. O “novo” ensino médio: implicações ao processo de legitimação da Educação Física. Revista Motrivivência. Florianópolis, v. 29, n. 52, p. 53-70, 2017

COLÉGIO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE – GTT ESCOLA. Manifestação do GTT Escola do CBCE sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio. Porto Alegre, 2018. Disponível em http://www.cbce.org.br/upload/biblioteca/Manifestacao%20do%20GTT%20escola.pdf > Acesso em Junho de 2018.

PACHECO, ELIEZER (ORG.), Os Institutos Federais: uma revolução na educação profissional e tecnológica. São Paulo: Moderna, Brasília, Fundação Santillana, 2011.

Acessar