A Educação Física nas Escolas Básicas do Campo: em Defesa da Socialização e da Apropriação do Saber Escolar

Parte de Políticas Públicas e Movimentos Sociais . páginas 185

Resumo

Introdução

Estou defendendo, neste texto, uma concepção de trabalho educativo nas escolas do campo cuja formação destes indivíduos seja verdadeiramente humana, uma formação que permita a todos os sujeitos do campo a apro- priação das produções humanas historicamente acumuladas, tendo acesso ao acervo e ao patrimônio cultural já constituído pela humanidade.

Entendo que esta defesa não se contrapõe aquilo que vem sendo defendido pelas próprias populações campesinas e pelos movimentos so- ciais do campo em termos de luta por uma educação do campo pública e socialmente referenciada. A dívida social e o déficit da educação acumulados historicamente em nosso país para com os povos do campo, bem como, o movimento nacional desencadeado por um novo projeto de educação do campo, vinculado a outro projeto de campo brasileiro, apontam a necessi- dade desta defesa por mim apresentada.