A Educação Física nas Políticas de Educação de Mato Grosso: Um Estudo Sobre as Orientações à Construção da Prática Pedagógica

Por: Luciane de Almeida Gomes.

2010 30/07/2010

Send to Kindle


Resumo

O presente trabalho consiste em um relatório de pesquisa, que nasceu a partir da intenção de identificar as orientações determinantes na construção das práticas pedagógicas oferecidas nas aulas de Educação Física. Sejam essas adquiridas por um programa formal como os PCNs ou das secretarias de educação, sejam aquelas aprendidas durante a vida acadêmica e profissional. Tenta provocar desestabilizações entre os responsáveis por essa construção sobre a realidade pedagógica da Educação Física na escola, mobilizando os profissionais em questão para ampla necessidade de discussão e reflexão acerca da linguagem pertinente à Educação Física.A pesquisa, de natureza qualitativa interpretativa, utilizou como instrumento de pesquisa a análise documental e a entrevista semi-estruturada para tentar compreender as orientações que a LDB, os PCNs e os projetos de educação, próprios do estado de Mato Grosso, e também do município de Cuiabá, os quais oferecem subsídios para a construção das práticas pedagógicas, a serem construídas pelos professores, fortalecidas pela apropriação dessas orientações no Projeto Político Pedagógico da escola e que deveriam ser vistas nos planejamentos dos professores, responsáveis por essa construção. Para a pesquisa serviram de lócus oito escolas públicas de Cuiabá, quatro municipais e quatro estaduais. As entrevistas foram realizadas com sujeitos que representam todos os níveis da escola que se relacionam com o objeto, os gestores das secretarias de Educação e os gestores das escolas para ouvir as orientações oferecidas, bem como, os autores responsáveis pelo oferecimento dessas práticas, a fim de conhecer as orientações que se materializam nesse processo. Foram considerados para análise, os documentos que representam as políticas públicas de Educação para o município de Cuiabá e para o Estado de Mato Grosso, a fim de observar as concepções de Educação Física, presentes nesses documentos. Os documentos próprios do contexto das escolas que se relacionam com essas disciplinas, observando a relação com os documentos maiores. Os dados revelam que os projetos de Educação que orientam as ações curriculares das escolas não têm exercido sua função propulsora dos Projetos Políticos Pedagógicos das escolas, que, por sua vez não são levados em conta na construção do planejamento anual dos professores de Educação Física, assumindo uma função meramente burocrática. As entrevistas também mostram a ausência da influência dos documentos analisados em relação à concepção de Educação Física que orientam a prática pedagógica na escola, sendo muito mais guiadas pelas concepções individuais do que pelos significados sociais construídos por esses documentos.

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2018 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.