A Educação Física no Ciclo II do Ensino Fundamental : Refletindo Sobre Indicadores Educacionais de Desenvolvimento Profissional da Docência com Um Professor Experiente

Por: Paulo Henrique Leal.

188 páginas. 2011 24/02/2011

Send to Kindle


Resumo

o longo deste diálogo buscamos descrever e analisar as manifestações de um professor de Educação Física experiente sobre a Base de Conhecimento docente e sobre o que, por que e em que grau de proficiência seus alunos das 3ª e 4ª séries do Ensino Fundamental, em uma Escola Estadual do interior paulista, devem saber sobre a Educação Física nas suas aulas. Para tanto, baseamo-nos na seguinte questão de pesquisa: O que, por que e em que medida um professor de Educação Física experiente deve saber sobre os conteúdos para poder ensinar aos seus alunos? E o que, por que e em que medida seus alunos do Ciclo II (3ª e 4ª séries) do Ensino Fundamental devem saber sobre tais conteúdos? Mantemos o termo "séries" porque a própria escola, na época em que houve o acompanhamento, utilizava a referida nomenclatura para as turmas e, portanto, reconhecemos e valorizamos suas disposições e estruturas curriculares. Associada à apreensão destes objetivos, também almejamos realizar análises sobre indicadores educacionais de desenvolvimento profissional na docência, os quais, enfatizando os processos de ensinar e aprender na escola, poderiam nos revelar, a partir de respostas do participante, aspectos sobre o desenvolvimento profissional do professor de Educação Física em seu contexto de trabalho. Sob a luz das pesquisas qualitativas, utilizamos como técnica de coleta a entrevista semiestruturada.

Endereço: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2593?show=full

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.