A Educação Física no Contexto da Educação do Campo: a Realidade do Conteúdo Jogo na Escola

Por: Fernanda Lima Ramos e Nair Casagrande.

Motrivivência - v.29 - n.51 - 2017

Send to Kindle


Resumo

O presente trabalho é resultado do Projeto de Pesquisa “A Educação Física no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST): experiências pedagógicas a partir da Cultura Corporal”. O estudo foi realizado em áreas de reforma agrária do MST na região do Recôncavo da Bahia. O objetivo geral foi analisar a realidade da prática pedagógica do jogo, enquanto conteúdo de ensino da Educação Física, na Escola do Assentamento Nova Panema, no período de 2009/2011. A metodologia da pesquisa utilizou os instrumentos da observação participante, registros fotográficos e de campo, análise de documentos e entrevista semiestruturada. Os resultados evidenciam que, apesar da Educação Física não constar como componente curricular no projeto político-pedagógico da escola, o conteúdo “jogo” estava presente na prática pedagógica da professora da turma multisseriada.  Contudo, este vinha sendo utilizado na escola predominantemente como um instrumento de ensino ou como atividade recreativa.

Endereço: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2017v29n51p64

Comentários


:-)





© 1996-2018 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.