A Educação Física no Exame Nacional do Ensino Médio: Experiências da Prática Pedagógica em Uma Escola da Cidade do Recife/pe

Por: .

184 páginas. 2016 19/12/2016

Send to Kindle


Resumo

Esta pesquisa teve por objetivo investigar as experiências da prática pedagógica que se relacionam com a inclusão de conteúdos de Educação Física no ENEM em uma escola da cidade do Recife/PE. Metodologicamente, tratou-se de um estudo com abordagem qualitativa, tendo como base o método hermenêutico-dialético e utilizando a perspectiva de um Estudo de Caso. Como técnicas para a coleta de dados foram utilizados questionários aplicados a 90 estudantes contendo perguntas abertas e fechadas e entrevistas semiestruturadas com a gestão escolar e pedagógica, subsidiadas por roteiros construídos. Como o estudo consiste em uma pesquisa sobre prática pedagógica, foi adotada a observação-participante com o fim de obtenção dos dados das aulas, utilizando-se um roteiro de observação. Na fase de tratamento e análise de dados coletados, utilizou-se por base a análise de conteúdo do tipo categorial por temáticas. Esta pesquisa se justifica por sua intenção em contribuir com o debate acerca da construção da legitimidade da Educação Física na escola a partir da reflexão entre o que é viável construir coletivamente como conhecimento e a compreensão de como uma avaliação de larga escala, como o ENEM, pode servir como instrumento regulador de currículos. O campo deixou claro que os estudantes ainda têm dificuldade de relacionar os conteúdos trabalhados em aulas com o que é evidenciado em provas do ENEM. Por outro lado, esses mesmos estudantes demonstram o lugar que este componente curricular possui em suas formações. Os gestores demonstraram conhecimento acerca do papel da EF em uma educação escolarizada e na relação desta com o ENEM e afirmaram o lugar da disciplina no currículo do Ensino Médio. As aulas observadas demonstraram uma relação com o conhecimento a partir da tríade ação-reflexãonova ação, permitindo aos atores envolvidos no processo vivenciar as práticas corporais sem excluir os conhecimentos associados, não dissociando, portanto, teoria e prática. 

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.