Resumo

O lazer surge como fenômeno social e cultural na Europa dos séculos XVIII e XIX. Nesse contexto as sensibilidades sobre o tempo do trabalho e do não trabalho se ressignificam. Na tentativa de se enquadrar aos moldes europeus, surgiram no Rio de Janeiro os mais diversos centros de sociabilidade na gênese de um mercado de divertimentos. As Conferências Públicas são um exemplo de um desses espaços. Nessa pesquisa o objetivo é compreender as representações de educação física publicadas em um impresso vinculado a uma famosa Conferência da época no período de 1870 até 1879. Nesse periódico, chamado Conferências Populares, figuras ilustres publicaram suas conferências a fim de discutir sobre os assuntos considerados relevantes para a época, como foi o caso da própria educação física. É defendido que a educação deveria se dar em um panorama integral (fisicamente, intelectualmente e moralmente), não obstante, era argumento entre alguns preletores que a instrução seria o único artifício capaz de combater a ignorância, vista como um mal que assola a sociedade e motivo pelo qual ocorria o seu atraso. A instrução seria um método higienizador de uma população que visava se consolidar enquanto nação e cabia à higiene o papel de conciliar corpo e mente, como na máxima grega mens sana in corpore sano. Desse modo, o âmbito físico da educação integral (que corresponderia então pela educação física) se mostra com o indício do termo “higiene escolar” pautada nos preceitos médicos, e que denota o meio pelo qual seria possível a promoção e garantia da educação física. Logo, as preleções publicadas no Conferências Populares se caracterizaram como um interessante espaço para debates sobre a educação física, em especial, à higiene escolar. As preleções publicadas no Conferências Populares dão pistas de que nesse espaço de divertimento eram discutidas questões políticas e sociais prementes nesse período. As Conferências parecem ser um espaço de diversão, instrução e discussão política.