A Educação Física no Processo de Inclusão de Escolares com Deficiência

Por: Jeifer Silva Bassa, Patricia Luciene de Carvalho e Renan da Silva.

XVII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IV Conice - CONBRACE

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Resumo

O objetivo deste estudo é relatar o posicionamento do professor de Educação Física diante do processo de inclusão escolar do sistema educacional público de Joinville, para crianças com deficiência. Esta pesquisa descritiva se divide em dois momentos. O primeiro em um diagnóstico do perfil dos professores de Educação Física, das escolas do 1º ao 5º ano, na rede pública estadual da cidade de Joinville-SC que atendem alunos com deficiência. A segunda fase, uma entrevista semi estruturada, aplicada a professores e alunos em uma destas escola. Foram visitadas 21 escolas e entrevistado 22 professores, e constatado 29 crianças com deficiência atendidas. Na segunda amostra foi entrevistado três profissionais, três crianças com deficiência cognitiva. O resultado foi o perfil de um profissional com mais de 40 anos, com nível escolar de pós graduação, que atua na área à mais de dez anos, porém relata que sente-se despreparado para realizar a inclusão com total fluência, necessitando de mais orientações e apoio em sua formação.

Endereço: http://cev.org.br/eventos/xvii-conbrace-iv-conice/

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