Resumo

O Programa Residência Docente elaborado e desenvolvido pelo Colégio Pedro II, em parceria com a CAPES, é o primeiro programa de formação continuada de professores no Brasil, em formato de residência. Os professores residentes são estimulados a construir conhecimentos a partir de suas vivências na prática pedagógica do Colégio Pedro II e de suas escolas de origens. O objetivo deste trabalho é apresentar os aprendizados e conhecimentos construídos a partir do programa. Descrevemos, analisamos e discutimos academicamente as experiências e vivências no período de um ano. As produções culminaram em diferentes objetos de aprendizagens, materiais didáticos e projetos pedagógicos, que venceram dificuldades e necessidades, facilitando as ações pedagógicas dos professores.

Referências

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Educação Física / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

CANDAU, V. M. F. Formação continuada de professores: tendências atuais. In: CANDAU, V. M. (Org.). Magistério: construção cotidiana. Petrópolis: Vozes, 1997, p.51-68.

CHIMENTÃO, Lilian Kemmer. O significado da formação continuada docente. ANAIS do 4º CONPEF – Congresso Norte Paranaense de Educação Física Escolar. Universidade Estadual de Londrina, 2009, 6 p.

COLL, César; POZO, J. I.; SARABIA, B.; VALLS, E. Os conteúdos na reforma. Porto Alegre: Artmed, 2000.

DARIDO, Suraya Cristina; RANGEL, Irene Conceição Andrade. Educação Física na Escola: Implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.

MARTINS, P. L. O. A didática e as contradições da prática. Campinas: Papirus, 1998.

MEDINA, João Paulo Subirá. O brasileiro e seu corpo: Educação e política do corpo. Campinas: Papirus, 1990.

MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos Tarciso; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. Campinas: Papirus, 2000.

NEIRA, Marcos Garcia. LIPPI, Bruno Gonçalves. SOUZA, Dirley Adriano de. Mídia e futebol: contribuições para a construção de uma pedagogia crítica. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 30, n.1, p. 91-106, set., 2008. Disponível em:. Acesso em: 05 abr. 2013.

NÓVOA, Antonio (Org.). Vidas de Professores. Lisboa: Porto Editora, 1992.

OLIVEIRA, Ana de. A disciplina escolar História no Colégio Pedro II: reinterpretações curriculares dos anos de 1980 aos primeiros anos do século XXI. Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro: UERJ/Programa de Pós-graduação em Educação, 2006.

SCHÖN, Donald A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Acessar