A Educação Física no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência: Uma Proposta Critico-superadora no Ensino Fundamental

Por: Adriana de Faria Gehres, Ana Paula Uchôa, Carlos H Ferreira da Cruz, Daniel de França Beltrão e Emanuelle Luz Damásio.

XVI Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

A Educação Física configura-se como componente curricular na educação básica no Brasil, devendo ser integrada à proposta pedagógica da escola e ajustada às faixas etárias e às condições da população escolar. Na primeira etapa do ensino fundamental, observou-se, na rede municipal de ensino – Prefeitura do Recife, que este componente curricular ficava sob responsabilidade, em sua maioria, do professor polivalente (monodocência). No âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, acadêmicos de Educação Física da Universidade de Pernambuco, assumiram a regência das aulas deste componente curricular, em uma escola do município. Após a análise do seu Projeto Político-Pedagógico e dos documentos curriculares municipais da área, foi selecionada a abordagem Crítico-Superadora, para nortear as intervenções. Assim, utilizando-se de uma metodologia de pesquisa-ação, foi desenvolvido um plano de ação composto pela elaboração e aplicação de planos de aula e regências em turmas de 1° e 4° ano do ensino fundamental para a materialização da referida abordagem. As aulas foram divididas em conteúdos por quatro unidades temáticas: Jogo, Dança/Luta, Ginástica e Esporte, sendo registradas em diários de campo, posteriormente analisados. Identificadas as categorias a partir de análise de conteúdo temático, os resultados apontaram para a materialização da proposta em categorias como prática social inicial do conteúdo, problematização e instrumentalização, nos planos de aula e planos de atividades correlatas (festival temático e jogos interclasse). Porém, observou-se ausência de materialização da abordagem em categorias como catarse e prática social final, nos diários de campo (regências de aulas).

Endereço: http://www.fade.up.pt/rpcd/entradaPT.html

Comentários


:-)





© 1996-2018 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.