Resumo

O propósito deste trabalho é analisar o papel que a Educação Física desempenhou no conjunto de variáveis que influenciaram a educação de crianças de 3 a 6 anos de idade nos Parques Infantis da cidade de São Paulo; no período de 1947 a 1957. Ao utilizar como principal fonte primária o Boletim Interno da Divisão de Educação; Assistência e Recreio da Secretaria de Cultura do Município de São Paulo; se procurou fazer a leitura de forma crítica buscando não o óbvio; mas o que estava nas entrelinhas. Durante o dia; o Parque Infantil atendia crianças de 3 a 12 anos de idade; em sua maioria filhos de operários; no período contrário ao ensino regular e quando necessário em tempo integral. Tinha como objetivo educar e assistir por meio da recreação e a Educação Física aponta como destaque nessa proposta pedagógica. A melhor forma de incutir hábitos no público infantil era por intermédio das atividades lúdicas; as quais despertavam o interesse das mesmas. A pesquisa revela que ao mesmo tempo em que se pretendia disciplinar os movimentos para se domesticar o corpo e a mente; também se dava oportunidade para melhorar as condições de vida daquelas crianças.

Acessar Arquivo